Pular para o conteúdo principal

O mundo virtual tem uma amplitude de concorrência e é muito competitivo, o que torna cada vez mais imprescindível ter estratégias e boas práticas de SEO, para fazer o seu site ser rankeado na primeira página do Google.

O SEO é a otimização que contribui para a autoridade e alcance nos mecanismos de buscas seja constante, eficiente e que atraia um tráfego.orgânico ao seu site, por longo prazo. 

A indexação é feita por meio de palavras-chaves que são encontradas através de ferramentas SEO, que identificam quais termos são mais pesquisados por usuários e público-alvo específico, além de dados das concorrentes, sugestões de backlinks, sugestões de quantidade de palavras por texto, entre outros apontamentos.

E para conseguir colocar essas ações em prática, separei as principais dicas para conseguir o posicionamento dos sonhos para o seu site. Confira!

Confira as 6 dicas práticas para melhorar o posicionamento do seu site

site

Para alcançar uma boa posição no rankeamento do do Google, é preciso aprender as técnicas de SEO e seguir alguns passos essenciais para mantê-lo com visibilidade nos mecanismos de busca.

1. Desvende os segredos das palavras-chave

Realize pesquisas mais aprofundadas com o auxílio de ferramentas como o Google Keyword Planner, SEMrush  ou Ubersuggest que possui planos gratuitos e pagos, apr air treinando o seu entendimento sobre SEO e identificar quais palavras-chave são pesquisadas pelos ue nicho. 

Essas palavras-chaves precisam constar no título, descrição, URL, primeiro parágrafo e distribuídas no decorrer do texto. Instale plugins de Yoast SEO para saber quais pontos precisa melhorar nessa aplicação.

Ao ter um especialista SEO analisando esses dados, é possível identificar se no momento é melhor aplicar palavras-chaves de menor concorrência e alta busca. Isso pode ser intercalado conforme for necessário e em relação à estratégia.

2. Crie conteúdo de valor

Os conteúdos precisam entregar além de CTA’s e convite para compra de produtos ou serviços, Precisa trazer dicas e informações que realmente sejam úteis aos leitores. Pois eles podem se tornarem leitores fixos, conhecerem a sua marca e ser direcionado para a conversão mais rapidamente.

Mas lembre-se, precisa ser de qualidade, criar diferentes formatos como infográficos, e-books, artigos, e no decorrer deve ser feito teste para entender qual modelo melhor atende o seu cliente e que traz mais autoridade a marca. É preciso manter constância, intercalar entre assuntos atemporais e recentes, para ter uma audiência engajada.

3. Construa backlinks de qualidade

Ao acrescentar links de outras páginas, certifique-se de que não se trata de um concorrente e de que trará mais autoridade ao site. Isso é bem visto pelos mecanismos de buscas, pois indica que há uma fonte confiável e que complementa o conteúdo.

Vale também ter uma rede de contatos, para que outros sites utilizem as suas URLs nas linkagem internas, isso também ajuda a ter mais credibilidade. Não utilize apenas links próprios, procure bons backlinks que isso ajuda muito no rankeamento.

site

4. Tenha um site responsivo

É necessário ter um design responsivo no seu site, que se adapte a todos os formatos de tela que o cliente possa acessar. Como notebook, celular, tablet. 

Auxilia na experiência do usuário e a grande maioria acessa pelo celular, então sempre faça teste em todos os navegadores, android e Iphone que tiver ao alcance para conseguir modificar possíveis bugs.

Vale ressaltar que o SEO também indica a velocidade de abertura do site, se há arquivos pesados que impeçam a agilidade.

5. As URLs precisam ser amigáveis

As URLs precisam ser otimizadas, curtas e conter a palavra-chave em foco. O mesmo serve para outras páginas como menu, categorias, contato, pagamento. Todas precisam ter um link de direcionamento adequado.

Faça testes para verificar se todos os links estão funcionando, ou se aparece uma mensagem de erro. Porque nesses casos precisam ser corrigidas o quanto antes. Assim como a estrutura que precisa ser intuitiva e acessível ao cliente.

6. Monitoramento e ajustes constantes

Essa é a importância de ter um especialista junto a sua empresa, pois será responsável por analisar e acompanhar todos os dados e resultados. Indicar quais são as melhores soluções a serem feitas e realizar testes para avaliar a otimização, você irá se preocupar apenas com os relatórios.

Benefícios de posicionar o site com SEO

Além da importância do posicionamento, tem outros fatores positivos que o SEO contribui para o seu site:

  • Aumento da visibilidade, autoridade e credibilidade do site;
  • Ao melhorar a experiência do usuário, aumenta o engajamento, número de cliques, visitas e por consequencias as conversões de vendas;
  • Os sites que aparecem primeira página são considerados mais relevantes e confiáveis;
  • Oferece um retorno sobre o investimento a longo prazo, e ainda tem a oportunidade de mesclar com outras estratégias que já utilize.

Quer aplicar essas estratégias de modo mais efetivo?

Cadastre-se e receba uma auditoria gratuita, que vamos identificar tudo o que seu site precisa, e passar as devidas orientações

Leia também: Auditoria: melhore o desempenho SEO do seu site

Deixe uma Resposta

×