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A auditoria é um processo contínuo que avalia cada detalhe do seu site, como o desempenho, tempo de abertura do site, arquivos que estejam pesados, desempenho, pontos de melhoria.

Uma equipe especializada em SEO por meio de ferramentas analisa as métricas obtidas, e retorna com soluções e estratégias para o melhorar o rankeamento do seu site nos mecanismos de buscas e também para dar mais autoridade virtual aos seus negócios.

Veja as nossas dicas, e crie as suas próprias estratégias ou contrate uma consultoria SEO para realizar essas ações por você! Continue a leitura.

O que é uma auditoria?

Uma auditoria é uma análise detalhada e minuciosa sobre determinadas ações desenvolvidas. No caso da auditoria SEO, após a avaliação é feito um plano de ação que indica quais estratégias podem ser realizadas para melhorar o tráfego orgânico, dar mais visibilidade e aumentar as chances de conversão online da sua empresa.

É utilizada para melhorar a experiência do usuário ao navegar pelas suas páginas, contribuir na performance e aplicar junto a estratégias de marketing digital.Com o auxílio das ferramentas e profissionais certos, o seu desempenho vai melhorar diariamente.

Confira 8 dicas para iniciantes aplicarem auditoria no seu site

Ao seguir essas dicas, conseguirá ter uma visão mais ampliada sobre as métricas e visibilidade do seu site. Assim como, entender um profissional da área que te apresentar o relatório dele. Nós realizamos uma auditoria gratuita.

1. Defina seus objetivos

É claro que o principal objetivo é converter em vendas, ter novos leads. Mas é sempre importante listar primeiro quais ações vão te ajudar a alcançar essa conquista e definir quais são mais urgentes. Então se deseja primeiro ter mais visibilidade ou melhorar a experiência do usuário, uma coisa será consequência da outra.

2. Use ferramentas

Existem ferramentas com planos gratuitos apra você testar com ações básicas antes de escolher um plano pago. Confira as opções mais confiáveis que são utilizadas pelos profissionais da área.

  • SEMrush: a mais famosa, os pagamentos funcionam em dólar, é uma ferramenta completa que vai além da auditoria, te fornece palavras-chave, rastreamento, backlink, análise da concorrência; 
  • Google Search Console: passa informações sobre a análise do mecanismos do Google, apresenta dados sobre o desempenho, resultados de pesquisa, erros de indexação, problemas de segurança e dados de tráfego; 
  • Screaming Frog SEO Spider: faz o rastreamento do site e identifica se há  links quebrados, redirecionamentos e meta tags ausentes; 
  • Ahrefs:  fornece dados detalhados sobre backlinks, palavras-chave e tráfego orgânico.

3. Explore o seu site

Sempre visualize o seu site sem estar logado, utilize outros navegadores, telas, veja por tablet, celular e desktop. Desta maneira consegue visualizar se está intuitivo e se a experiência do usuário será adequada. 

Veja se o acesso é facilitado, se a página carregou rápido, se não há links ou imagens quebradas, se precisa atualizar informações.

4. Análise técnica

Selecione a ferramenta indicada de sua preferência e faça as suas análises, após verificar monte um plano de ação definindo quais estratégias serão utilizadas, o que precisa ser corrigido, pois nem todos os problemas serão percebidos a olho nu. Isso também te poupa um tempo de checar link por link.

5. Conteúdo otimizado

O conteúdo além de ser de qualidade, também precisa conter palavras-chave, ser voltado ao seu público-alvo e estar alinhado a estratégias e indicadores de melhorias que já verificou nas outras etapas.

6. Backlinks 

É a utilização de links externos no seu site, quando só acrescentar em um conteúdo está recomendando uma fonte confiável para o usuário verificar as informações. Isso aumenta a visibilidade do seu site, mas apenas seus backlinks que as ferramentas te indicarem, pois jamais envie o seu lead a um link da concorrência.

7. Experiência do usuário em foco

A usabilidade do site precisa ser pensada exclusivamente na experiência do usuário, precisa ser acessível e intuitivo para que possa encontrar todas as informações que precisa, sem gastar tanto tempo de tela ou se confundir entre as páginas.Tenha menus, categorias, espaço para contato, deixe tudo o mais claro e objetivo possível. 

E se precisar utilize a ferramenta do Google Analytics para avaliar o comportamento do usuário ao acessar seu site, saber quais páginas foram mais acessadas e qual gastaram mais tempo de tela.

8. Monitoramento e acompanhamento

Periodicamente acompanhe e monitore todas as métricas, desempenhos e análises. Assim consegue realizar melhorias com mais agilidade, além de tomar decisões mais exatas. Opte pelo Google Search Console e Google Analytics.

Benefícios da auditoria para o SEO do seu site

auditoria

Ter uma auditoria completa e abrangente, com todos os dados que precisa, são gerados de modo imediato. Mas para torná-la a auditoria dos sonhos, é preciso colocar em prática periodicamente as 8 dicas que passamos e sempre atentar as ferramentas.

Esse processo vale a pena, porque estará adquirindo:

  • Diagnóstico exato e voltado ao seu público;
  • Plano de ação estratégico com foco em conversão;
  • Tráfego orgânico;
  • Leads qualificados;
  • Visibilidade aprimorada;
  • Mais autoridade para a marca;
  • Competitividade de mercado;
  • Retorno de investimento a longo prazo.

Quando se investe em marketing orgânico, adquire um material que se for trabalhar continuamente vai te trazer resultados a longo prazo, além de deixar o seu site bem rankeado nos mecanismos de buscas.

E se há visibilidade e rankeamento, terá leads e posteriormente vendas. Unir essas estratégias a desenvolver web, design e marketing digital também te ajudam a alcançar esse objetivo mais rápido.

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