Pular para o conteúdo principal

A maioria dos sites e blogs são hospedados no wordpress, que é um sistema de gestão de conteúdos online, ele é aberto e tem opções de cadastros gratuitos, é bem intuitivo e tem alternativas de personalizá-lo de acordo com a sua marca.

A hospedagem, é o local virtual que mantém o seu site ativo, pode ser feita por outro servidor como hostgator, godaddy entre outras, mas a integração de dados e domínios continuam mantidos no wordpress.

Para que você mantenha o seu wordpress em segurança, separamos algumas dicas que vão te ajudar na rotina de cuidados virtuais. Confira!

6 Dicas de checklist básico de segurança para sites wordpress

Manter a segurança do seu site garante que ele não será hackeado ou atacado por usuários maliciosos, que podem roubar acessos e tentar vender para você depois. Além de estarem mais expostos ao vírus. Siga as dicas que a proteção será garantida.

1. Atualizar o wordpress regularmente

teclado, mulher digita wordpress
Manter o site atualizado com as novas versões vai aumentar a sua segurança, já que as vulnerabilidades são melhoradas com frequência, para evitar as falhas de seguranças e criar melhorias de acesso.

2. Alterar os Nomes do Usuário Padrão

usuário cria nome padrão no wordpress
É importante que o admin do seu site, seja diferente do nome de usuário padrão, assim dificulta o hackeamento do seu wordpress. Vale também criar usuários de backup caso qualquer coisa aconteça.

3. Crie uma senha difícil e segura

mulher toma café em frente a um notebook, onde cria senha segura no wordpress

Cada usuário precisa ter uma senha diferente, indicada como forte pela plataforma. Deve conter letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e numeração. O wordpress cria uma automatização, o gerador de senhas seguras que você pode fazer alterações nela ou usar no seu login.

4. Retire os plugins e temas que não usa mais

muçher mexe em celular e também notebook, vendo temas no wordpress
Os plugins e temas sem utilização, não vão deixar seu site mais lento e nem ocupar muito de sua capacidade. Mas se não forem retirados e permanecerem sem atualização, podem ser invadidos pela superfície de ataque do wordpress, que é o caminho de acesso de hackers, porque como o site se torna mais vulnerável, podem fazer alterações ou vigiar suas ações sem que você perceba.

5. Instale plugins de segurança
segurança wordpress

Quando um site wordpress possui o certificado SSL e outros plugins de segurança, ele é identificado como seguro por antivírus, buscadores e também pelos usuários. É importante que tenha alerta de cookies de navegação, cadeado ao lado do site e que seja investido na proteção de dados.

6. Faça Backup

uma mão segura um chip de backup do wordpress
O backup é um arquivo de recuperação, ao baixá-lo você salva tudo o que fez no seu wordpress. Caso sofra um ataque, erro ou queda de site, basta fazer o upload do backup   no site que ele volta a funcionar normalmente.

Esses são os pontos mais importantes para você iniciar com a segurança do seu site, separamos as mais básicas e iniciais, assim já consegue começar de imediato. Mas não se esqueça que devem ser feitas com frequência, para que não corra riscos.

Caso não tenha tempo para cuidar desses detalhes, vale contratar um consultor de marketing que será o seu suporte e organizará os conteúdos. Assim pode ser aplicado mais checklists e outras técnicas orgânicas de conversão em leads, como o SEO por exemplo.

Você já aplicou essas dicas no seu wordpress?

Para ficar por dentro de atualizações para o seu site, acompanhe o Blog da Foka.

E se precisar de ajuda com o seu site, faça hoje mesmo uma auditoria gratuita com a Consultoria Foka

Que vamos avaliar quais melhorias precisam ser feitas no seu wordpress e te ajudar no pontapé inicial de rankeamento de palavras-chave e contribuir para a segurança do seu site. 

 

Deixe uma resposta

×