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Na era digital, todos querem o seu pedacinho de engajamento na internet, seja para aumentar suas vendas, fidelizar clientes ou ganhar mais seguidores e em decorrência se tornar um influenciador. Mas no mundo dos blogs e marketing orgânico, o nosso engajamento é o SEO.

Mas se engana quem pensa que o SEO é apenas uma lista de palavras-chaves que você mistura dentro de um conteúdo em texto. O SEO se tornou uma técnica que é muito importante para o seu site e também para a saúde do seu blog.

O SEO é o responsável pelo rankeamento do seu site, assim quando pesquisarem um assunto relacionado a sua empresa, o objetivo é fazer o seu conteúdo ou site aparecer na primeira página.

Mas para você entender melhor como funciona, continue o nosso conteúdo que vamos te explicar tudo!

Como surgiu o SEO?

quadradinhos com as letras SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que significa Otimização de Mecanismo de Busca. Ele foi mencionado em 1997 no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Brune, que inclusive teve uma nova edição nos anos 2000.

Após análises feitas com palavras-chave, notaram que ao aplicar o SEO o cliente em questão a prova na primeira página do google, e quando eram removidas automaticamente deixavam o rankeamento.

E tudo isso pode ser feito apenas ao aplicar a técnica, sem precisar custear muito dinheiro em anúncios pagos ou propagandas em canais de tv. Pode ser um complemento de outros modelos de marketing, mas é o único que possui muita qualidade e menor custo para o seu bolso.

Com a ferramenta e consultoria certas, você alcança seus resultados, apenas com a entrega de valor nos conteúdos que recebem as técnicas.

O que é SEO técnico?

Quando se realiza uma série de ações para melhorar os resultados dos mecanismos de buscas, automaticamente está sendo feito a aplicação do SEO técnico. E isso abrange muitos elementos que causam esse efeito positivo.

uma mão segura uma xícara de café e outra mexe no notebook, sob uma mesa de madeira. Pesquisa sobre a importância do SEO
Os principais elementos técnicos de SEO: 

Rastreamento

É o monitoramento de desempenho do SEO, podem ser utilizadas ferramentas para identificar de modo geral se as aplicações estão indo para um caminho positivo e também para saber o que precisa ser alterado. E isso inclui número de cliques, links colocados no conteúdo e tempo de acesso.

Renderização

É o processo de exibição de conteúdo e estrutura da página, que facilitam a leitura dos  de forma que os mecanismos de busca. Assim, elementos da página podem ser classificados para o rankeamento e contribuir para o aumento de pesquisa do seu site.

Indexação

Depois de realizar o rastreamento, os mecanismos de buscas fazem a indexação das páginas de um site. Isso só é possível se forem acessíveis, estruturadas e com conteúdos adequados.

Mobile

É um conjunto de estratégias de SEO que visam melhorar a classificação de um site nos mecanismos de busca para dispositivos móveis, ou seja celulares e tablets. Isso deixa os formatos adaptados para todos os tipos de tela, assim não terá como um conteúdo ser cortado ou ficar muito pequeno na sua visualização.

SSL

SSL  é a sigla de Secure Sockets Layer, significa camada de soquete seguro, e se trata de um protocolo de segurança usado para criptografar informações sensíveis online. Ele é usado principalmente para proteger os dados dos usuários durante transações online, como o envio de dados de cartão de crédito. 

Dados estruturados

São um conjunto de marcações em código HTML que ajudam os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo da página. E mostram informações ricas em resultados de pesquisa, como endereços, horários, preços, imagens, avaliações dos usuários.

Migrações

São alterações estruturais ou de conteúdo que afetam como os mecanismos de pesquisa exibem resultados para um site. Isso inclui mudanças na URL que é o link do site,  mudanças na estrutura de navegação e  de conteúdo seguindo as diretrizes dos mecanismos de pesquisa, para evitar resultados negativos.

Velocidade da página

É o tempo que leva para uma página web ser carregada. Sabe quando você acessa um site e ele demora para abrir? É porque a velocidade da página está lenta, por isso é um indicativo de problemas, pois quanto mais lenta, menos usuários  vão acessar o seu site.

Otimização de conteúdo

É quando cria um conteúdo de qualidade que ajude os usuários de alguma maneira. É a famosa entrega de valor, como dicas e como esses textos você lê agora. Também precisa ser atraente, de fácil leitura e com as aplicações da técnica SEO.

Códigos de status

São códigos HTTP que os mecanismos de pesquisa usam para verificar se uma URL está disponível para indexação. Os principais códigos de status são 200, 301, 302 e 404.

 

  • O código de status 200 : URL foi encontrada e o conteúdo está disponível para indexação; 
  • O código de status 301: URL foi alterada  permanentemente para outra URL.; 
  • O código de status 302:  URL foi movida temporariamente para outra URL;  
  • O código de status 404: URL não foi encontrada.
Estrutura do site

É o modo como os URLs de um site são organizados e estruturados para ajudar os mecanismos de pesquisa a rastrear e indexar o conteúdo. O que ajuda a melhorar o acesso  do usuário, já que se torna mais intuitivo e acessível.

Que tal melhorar o SEO do seu site hoje mesmo?

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Leia também: 5 formas de trabalhar melhor as palavras-chave em seu site

 

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