Pular para o conteúdo principal

O Pinterest é uma rede social de imagens categorizadas, é um grande painel de ideias e inspirações. Que através de uma seleção e algoritmo mostra imagens em alta resolução do que você gostaria de visualizar.

Feita em 2010, foi ganhando grande proporção e hoje em dia é utilizada por empresas, para ter mais interação com seus clientes e alcançar mais público. É um dos primeiros mecanismos de buscas por imagem, mais acessado do mundo.

É uma rede para esbanjar criatividade, ter novas ideias. Permite pesquisar, compartilhar e salvar essas referências no seu perfil que pode ser público privado, também dá para adicionar amigos e fazer uma troca de posts dentro da plataforma.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos relata: 

  • 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
  • 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma. 
  • 1 em cada 2 millennials usam o Pinterest.;
  • 70% do público é feminino;
  • 40% dos novos usuários são masculinos.

Como otimizar as publicações do Pinterest?

Todos os mecanismos de busca utilizam a técnica de SEO, para rankear na primeira página do Google e utilizar as palavras-chave pesquisadas de modo mais estratégico.  Confira algumas dicas de como aplicar no seu Pin.

Estruture as palavras-chave

As palavras-chaves precisam estar no título, legendas e hashtags, pois elas serão exibidas aos usuários que as pesquisarem. Isso aumenta as chances de visualizarem a sua página, seguirem o seu perfil e acompanharem os conteúdos. 

Deixe um direcionador para os seus canais

Compartilhe suas redes sociais e sites, para atrair esses usuários para os seus canais, assim pode criar uma aproximação e ir além do curtir e salvar imagens. Isso aumenta as chances de conversão.

Tenha imagens de qualidade

Capriche nas fotos, as mais criativas e de alta qualidade costumam chamar mais a atenção dos visitantes, Isso também contribui para que salvem em suas galerias e compartilhem com sua rede, isso aumenta o seu alcance e audiência.

Tenha imagens no formato vertical por conta das redes sociais, mas também invista algumas imagens horizontais que captem mais a amplitude do tema. Variedade é sempre importante.

Use o Pinterest Business para analisar suas métricas

Para utilizar essa ferramenta precisa criar uma conta comercial, essa atividade não é orgânica como SEO, precisa fazer um investimento. Essa ferramenta poderá criar campanhas e anunciar dentro do Pinterest Analytics.

Pode atuar com os dois métodos e checar os resultados para manter ou alterar as estratégias.

Formato de anúncios

Sempre tenha variedade nos formatos de anúncios, teste todos para ver qual funciona melhor com o seu público-alvo. 

  • Estático: modelo padrão que é mais objetivo e apresenta ao produto ou serviço oferecido, é um abre-alas para convidar o cliente a conhecer a sua marca;
  • Vídeo: as imagens em vídeo também são um meio de se comunicar com o cliente, mostrar mais detalhes do produto ou serviço e se conectar. Podem ter ou não ter som, ter imagens e legendas, a criatividade não é limitada;
  • Shopping: pode selecionar segmentos que se enquadrem com a sua marca, e ser apresentado pelos usuários que buscarem a mesma temática;;
  • Carrossel: um post que ao passar para o lado continua com os outros na sequência. Assim pode criar um storytelling e outras estratégias que contém uma história e ao final direcionar para site ou oferecer o serviço.
  • Coleções: você poderá usar 4 imagens, uma principal e outras 3 menores, que ficaram como o mural que já conhece no Pinterest, só que como anúncio.

Crie segmentos dentro do Pinterest ADS

  • Segmentação automatizada: apenas escolhe essa opção e a plataforma escolhe o direcionamento e segmento para você;
  • Dados demográficos: idade, gênero, localização, idioma. Pode selecionar essa opção para definir melhor o público que deseja alcançar;
  • Interesses: indica e sugere os seus conteúdos com usuários que tenham interesse na mesma temática, ou que costuma consumir informações parecidas;
  • Palavra-chave: os termos são importantes para rankear o anúncio dentro do Pinterest, utilize ferramentas que indiquem quais palavras devem ser utilizadas.
  • Lista de clientes: pode criar anúncios para tipos de clientes diferentes, assim forma um funil de vendas para facilitar na conversão;
  • Públicos semelhantes: os anúncios podem ser indicados para perfis de usuários parecidos com os que você criou.

Você já sabia que o Pinterest podia fazer tudo isso, pela sua empresa?

Leia também: Breadcrumbs: o que é e como usá-los no seu site

Tenha uma equipe especializada para te ajudar a aplicar SEO da melhor forma possível!

Faça seu cadastro e receba uma auditoria gratuita. 

Deixe uma Resposta

×