Pular para o conteúdo principal

Breadcrumbs é um modelo de navegação estrutural, que é utilizado para criar interfaces de usuários e sites, por meio de uma localização de programas ou documentos. Costuma ficar no topo das páginas e está sempre atreladas ao menu principal

Um exemplo de breadcrumbs: Contato >  Fale conosco > Formulário, esse caminho é um estrutura feita e pensada no modo de navegação desses usuários, em que fiquem agrupadas todas as buscas semelhantes.

Existem vários tipos de breadcrumbs, que vamos te explicar neste texto. A categoria não é difícil de definir já que ao planejar essa estrutura é só passar para o site e criar as páginas, é chamada inclusive de navegação secundária.

Por que é importante usar breadcrumbs no meu site?

Usar no seu site é importante, para manter o  usuário nele por mais tempo, quanto melhor for a estruturação, mais ele terá prazer em passar um tempo ali lendo os seus conteúdos e buscando novas informações. 

O que informa aos mecanismos de pesquisa, que o site contém breadcrumbs e por isso tem uma estrutura adequada, o que causa mais credibilidade, assim o site será mais recomendado e por contrapartida mais visitado também.

Além disso, auxilia no SEO e no UX, por se tratar exatamente do alcance nas buscas e focar na experiência do usuário. 

O Google utiliza os breadcrumbs para contextualizar as informações e são exibidos nos SERPs, que são o parágrafo resumo que se encontra na primeira página do Google, ele fica abaixo do site como um resumo do que encontrará ao ler aquele conteúdo.

Faça uma auditoria como análise

A auditoria é análise de todo o seu site, ele avalia mais de 20 itens de dados estruturais, carregamento das páginas, imagens, tempo de carregamento, tudo por meio de uma ferramenta digital.

É como se medisse a saúde do seu site, assim é possível verificar se os breadcrumbs estão sendo aplicados corretamente e precisam de melhorias.Mostras dados inválidos ou páginas sem dados também, além de direcionar como corrigi-los.

Quais são os tipos de breadcrumbs?

 

Todos tem como foco principal ajudar os usuários a localizarem no site, os assuntos e informações que precisam, de modo intuitivo e facilitado. Isso ajuda a retornarem a uma página quando há necessidade ou ir em busca de outras seções.

Breadcrumbs de hierarquia

Isso está ligado totalmente a arquitetura do site, que é a avaliação de como tudo esta estrutura tanto visual, como na usabilidade. Quanto mais complexa for, mais terá desistências de acessos e menos entregas nas buscas.. 

A hierarquia serve para mostrar aos usuários os assuntos relacionados com o que ele procurou, assim se procura por um conteúdo mostrará outros do site que também trata daquele assunto e pode interessá-lo.

São categorias principais que vão se expandindo em subcategorias específicas, até chegar na página final que o usuário encontra, assim o comando fica nas mãos dele.

Breadcrumbs de caminho

Também são chamados de breadcrumbs de histórico, pois ele serve para usar o botão voltar no navegador. Assim ele pode retornar a página inicial ou a alguma categoria que gostaria de rever. 

Isso também facilita que os visitantes retornem ao site depois, pois fica salvo no histórico toda essa busca feita dentro do site. São muito utilizados em páginas mais interativas como formulários, infoprodutos sem que precise preencher novamente.

Breadcrumbs de atributos

Esse contém informações na navegação estrutural, que agrupam várias categorias ao mesmo tempo, isso dificulta na hora de mostrá-las aos usuários, que podem entregar várias opções da mesma temática.

São muitas informações sobre páginas ou categorias, utilizados em marketplace para mostrar e filtrar resultados de produtos, que estejam relacionados com aquelas palavras-chave.

Isso faz os usuários ficarem mais tempo no site, porque além de aparecer o que procuravam, também passaram a ver outras opções e aumentar o tempo de pesquisa para encontrar o produto que mais se adeque ao que deseja.

O que preciso fazer para ter bons resultados com o breadcrumbs?

 


  • Use uma nomenclatura objetiva e que seja de busca geral em todas as páginas;
  • Tenha  breadcrumbs curtos, com poucas de palavras;
  • Utilizar suas palavras-chave junto a navegação;
  • Use muito breadcrumbs de localização;
  • Estruture com ordem lógica;
  • Mantenha um design intuitivo e simplificado;
  • Faça a auditoria dos seus breadcrumbs;
  • Sempre considere a experiência do usuário.

Tenha uma equipe especializada para te ajudar a aplicar breadcrumbs da melhor forma possível!

Faça seu cadastro e receba uma auditoria gratuita. 

 

Deixe uma Resposta

×