Pular para o conteúdo principal

O branding é utilizado nas empresas para criar estratégias de gestão da marca, para que a identidade visual tenha relação com o propósito da empresa e assim são criados elementos que fazem o público não se esquecer do serviço ou produto ofertado.

Isso porque, não adianta só oferecer produtos bons e de qualidade, precisa ter valor e criar um sentimento de pertencimento aos clientes, para que assim comprem de você sem pensar duas vezes. Além de indicar a marca para outras pessoas no famoso boca a boca.

As estratégias de branding fará os clientes escolherem a sua marca ao invés do seu concorrente, ser fidelizado e criar um engajamento orgânico. E pode ser usado em empresas digitais e físicas, todas as marcas precisam de estratégias e vamos te mostrar como aplicar no seu negócio.

O que é branding?

branding

É uma estratégia criada para as marcas serem lembradas de maneira positiva, que contribui na preferência de escolha dos clientes. O branding é importante para uma marca se consolidar no mercado e se tornar influente.

Quando se trata do mercado digital, o impacto é muito maior já que são encontradas milhares de opções em questões de segundos. A sua marca além de estar em uma boa posição de rankeamento também precisa ser a primeira marca que o consumidor vai pensar na hora da compra, assim ele é direcionado direto a você.

Isso pode ser feito através das práticas utilizadas, do marketing digital, branding, técnica, SEO e várias outras estratégias que impulsionam a valorização da sua marca. Tudo pode se unir à elaboração de processos internos e externos da empresa.

O que é o rebranding?

rebranding
O rebranding é o momento de reformular o branding da sua empresa, ou seja, precisa ter mudanças na identidade visual, é uma nova aparência e até mesmo slogan.  

Tudo vai depender do motivo por trás disso. As causas principais para realizá-lo são:

  • Em caso de crise de imagem;
  • Quando tem alteração de propósito ou público-alvo;
  • Se o posicionamento da marca mudou;
  • Mudança de nicho de mercado;
  • Alteração na missão, visão e valores.

Também podem ser feitas mudanças temporárias, como datas comemorativas, campanhas, décadas de empresa. Assim permanece a logo atual, mas com versões usadas por tempos limitados.

Diferença de branding e marca

Homeme apresenta estratégias de start up para branding

Branding são as ações realizadas para tornar uma marca consagrada, alinha o propósito da empresa com o seu visual e também precisa corresponder com os produtos oferecidos. Assim é provocado no cliente o sentimento de conexão e pertencimento, seja consciente ou inconsciente, para persuadir a compra.

Já a marca é a personalidade da empresa e a finalização dos processos estratégicos do branding. É o símbolo que representa todos os conceitos atribuídos ao negócio e a sua identidade.

Apesar dessas diferenças, uma não existe sem a outra. A Marca depende da criação do branding para se tornar esse símbolo. E o branding precisa chegar à marca para o processo ter feito sentido.

Como posso fazer uma gestão de branding?

checklist branidng
Deve ser analisado o que desejar entregar aos clientes com o seu produto, quais são os perfis desses clientes. Observar o que eles comentam na internet sobre concorrentes, seja elogios ou reclamações e manter essa análise quando houver comentário da sua marca.

Estar atento a todos os detalhes é importante, para definir o momento ideal de realizar o rebranding e também realinhar as estratégias. Um negócio pode prosperar, precisa se adaptar às mudanças e entender as necessidades dos seus clientes.

Quais as melhores estratégias de branding para aplicar na minha empresa?

Identidade visual

branding identidade visual
São as cores, tipografia, slogan, ícones, símbolos, ilustrações, tom e voz. Tudo o que será visto pelo seu público entra nessa etapa. Por exemplo, se eu te falo a frase “Abra a felicidade!”, o que vem a sua mente?


Acredito que veio o refrigerante coca-cola. Eles usam muito a identifica visual nos seus comerciais. No natal mesmo usam muito as cores branco e vermelho e todos já associam que é um comercial do papai noel da coca-cola. Essa marca dá uma aula de branding.

 

Brand persona

É uma estratégia para definir o consumidor ideal, em que se cria um personagem fictício para entender melhor o seu público-alvo.

brandign da coca cola

Ex.: Joana, 37 anos, advogada, gosta de reunir a família aos domingos e não pode faltar coca-cola (memória afetiva; Ou Rodrigo, 20 anos, estudante, gosta de refrigerantes com durabilidade de gás, pensa no meio ambiente, por isso opta por garrafas retornáveis (sustentabilidade).

Brand book

menina segura um branding book
É um livro da marca, um tipo de manual que contém todas as diretrizes de uso da marca. Como deve-se posicionar o logo, quando usar o slogan, quais cores podem ser utilizadas junto às cores principais nas redes sociais. Assim, cria um processo de padronização que contribui na identificação da marca.

 

Estabelecer uma presença digital

Nesta etapa deve unir técnicas de SEO e marketing digital ao branding, pois serão utilizados elementos da marca na comunicação externa. Para manter os seus clientes engajados e por dentro das novidades, como ter o objetivo de atrair novos consumidores.

branding presença digital

A presença digital servirá para mostrar a potenciais compradores o seu produto em primeira mão. Assim como manter um contato, cria uma proximidade com o público. Isso pode ser feito por meio de:

  • Site ou e-commerce;
  • Conteúdos de dicas youtube ou redes sociais;
  • Textos para blogs com SEO;
  • Criar interações e engajamentos por meio de comentários em publicações, enquetes;
  • Disponibilizar e-books ou materiais exclusivos;
  • Anúncios pagos, seja online ou em outdoor;
  • Criar avatar ou chatbots para iniciar o atendimento ao cliente.

Marketing de experiência 

É uma técnica que faz os seus clientes se tornarem fãs da marca. Criar experiências que façam os clientes se lembrarem da marca para sempre, é o que cria fidelização. Quando os clientes recebem atenção e engajamento durante toda a sua jornada de uso e não somente na compra.

identidade visual branding
A experiência deve iniciar antes dele se tornar o seu cliente, mediante uma experimentação como amostra grátis, teste grátis. Depois, quando ele se torna seu cliente, tem o pós-compra e por último a jornada completa de uso.

Um bom exemplo disso é o nubank, eles criaram estratégias de convites, para aqui somente os convidados pudessem abrir conta e se sentirem exclusivos, criaram a entrega de brindes na cor roxa, caso algo inusitado acontece com o cartão, tanto que hoje em dia vemos muitos cartões roxinhos em circulação.

 

Quer saber como melhorar o branding da sua empresa hoje mesmo?

Fale aqui com nossas consultoras, que iremos te ajudar.

Leia também: Como selecionar os melhores conteúdos para o seu blog?

 

Deixe uma resposta

×