Pular para o conteúdo principal

Os produtores de conteúdos, profissionais de texto são denominados redatores ou copywriter, mas as diferenças não estão apenas nos termos em português e em inglês. Cada tipo de profissional é designado para um tipo de escrita.

Os dois atuam na área do marketing e precisam persuadir o usuário a visitar o site, e a se tornar um lead para se interessar pelos produtos ou serviços que se alinhem ao conteúdo. O redator precisa informar o leitor, já o copywriter deve persuadi-lo.

É totalmente possível encontrar as duas frentes em um único profissional, que tenha versatilidade de escrita e consiga adaptar a comunicação. Mas esse texto é para mostrar o que diferencia cada um deles, assim você consegue identificar qual deles sua empresa precisa.

O que é redator?

O redator é um profissional que precisa escrever conteúdos informativos aos seus leitores, pois deve ter algum valor ou teor educativo para eles. A escrita deve ser clara, objetiva e de fácil entendimento, ele precisa conhecer o público-alvo e cliente para transmitir as mensagens de acordo com os materiais de marketing e canais de comunicação.

redator e copywritter

O que é copywriter?

O foco principal do copywriter reside na persuasão. Através de técnicas de escrita persuasiva e gatilhos mentais, ele cria textos irresistíveis que impulsionam vendas, geram leads e convertem clientes em fiéis defensores da marca. Sua expertise reside na criação de calls to action irresistíveis que motivam o público à ação imediata.

Principais focos de conteúdos do redator e copywriter

redator e copywritter

Ambos atuam com frentes do marketing digital, principalmente para sites, blogs, e-commerce e infoprodutos.

O redator abrange muitos conteúdos e infoprodutos como:

  • Textos para blog;
  • E-books;
  • Artigos;
  • Legendas e textos para posts de redes sociais;
  • Roteiros para vídeos e podcasts;
  • Materiais informativos;
  • Releases.

O copywriting atua com a escrita de: 

  • Escrita persuasiva;
  • Foco na conversão;
  • Anúncios e campanhas;
  • Landing Page;
  • E-mail marketing;
  • Scripts de vendas para o comercial.

Escrita persuasiva

redator e copywritter

Essa parte fica mais por conta do copywriter, que domina as técnicas de escrita que iniciam com storytelling, tem linguagem clara e objetiva. Gera urgência e chamadas de ação para captura de leads, seja na conversão ou no preenchimento de cadastros.

O redator é responsável por causar interação, envolvimento de leitura e fortalecer a conexão da empresa com o cliente. Transmite a informação de maneira envolvente para gerar interesse no leitor e fazer com que consuma mais conteúdos.

Métricas e Resultados

redator e copywritter

  • Redator: tempo de tela na página, compartilhamentos, comentários, se aparece na primeira página do Google, precisa gerar alcance, autoridade e visibilidade para os conteúdos da marca;

  • Copywriter: as métricas são taxa de conversão (CR), taxa de cliques (CTR), custo por aquisição (CPA) e retorno sobre investimento (ROI). Precisa capturar leads qualificados, para aumentar as chances de conversão e de fidelização de clientes.

Habilidades Essenciais

redator e copywritter

  • Redator: escrita impecável com a comunicação de acordo com o canal e linguagem da marca com cliente, ter criatividade, fazer o conteúdo de acordo com briefing, palavras-chave e quantidade de palavras. É importante ter conhecimentos de português e de técnicas SEO;

  • Copywriter: além da escrita persuasiva, precisa aplicar técnicas de copywriting, boa escrita, ser criativo, analisar dados e métricas. É importante ter conhecimento de gatilhos mentais, níveis de consciência e psicologia do consumidor.

Como pode ver no nosso conteúdo, apesar do redator e copywriter trabalharem com textos, ambos atuam de modos diferentes e se complementam nas estratégias de marketing digital e SEO. 

É comum confundirem e pedirem para o redator realizar trabalhos de copywriting, mas se deve ter um alcance eficiente e mais certeiro, é importante saber dessas diferenças e contratar o profissional para os seus segmentos correspondentes.

Faça a nossa auditoria gratuita, que vamos identificar tudo o que seu site precisa, além dos links internos. E depois podemos marcar um cafezinho com nossos time de especialistas para trás as suas dúvidas, sem compromisso.

Leia também: Redator SEO na era de I.A. é essencial?

Deixe uma Resposta

×