Pular para o conteúdo principal

O marketing digital é responsável por dar mais visibilidade às empresas, com potencial de aumento de vendas e criações de estratégias em diversas plataformas como anúncios, e-mail marketing, mídias sociais e conteúdos.

Promove a interação da empresa, produto e cliente, em que não é oferecido a venda logo de cara de modo chamativo e invasivo. São feitas por meio de estratégias e ações bem calculadas, para gerar dados e bons resultados.

Algumas dessas funcionalidades podem exigir mais mão de obra do que gastos, mas para se aprimorar e acertar no rankeamento é preciso muita prática e precisão, por isso o ideal é contratar uma agência ou consultoria que resolva essas questões para a sua empresa.

8 passos para aplicar o marketing digital na sua empresa


1.  O alcance da sua empresa chega em mais pessoas

No mundo digital o alcance é global, você direcionar para qual região, estado ou país deseja atrair mais público, conforme o perfil do seu público-alvo, como também pode focar apenas no uso das palavras-chave relacionadas aos serviços.

É imprescindível pensar nas seguintes ações:

  • Ter perfil empresarial em redes sociais;
  • Ter site próprio;
  • Blog com conteúdos de valor; 
  • Criar anúncios;
  • Realizar campanhas de e-mail marketing;
  • Fazer páginas de vendas;
  • Textos de categoria para produtos;
  • Páginas de lançamento ou promoções exclusivas;
  • Infoprodutos (e-book, cursos);
  • Canal no telegram.

Os canais de comunicação devem ser escolhidos conforme o que será alimentado com constância, não adianta criar cadastros em todas as redes sociais que surgirem e não postar nada nelas. Melhor testar 3 focos principais que sejam monitorados e atualizados com frequência, assim o retorno é mais garantido.

2. Tem mais alcance e é mais econômico que publicidade

Ter comercial divulgado na televisão é um sonho de toda empresa, mas além do custo ser caro precisa a propaganda precisa se repetir diversas vezes em horários pontuais para mais pessoas assistirem ou até mesmo divulgados em rádios.

Na internet o mesmo valor pode ser usado para vincular anúncios em diversas redes e com foco maior no seu nicho de mercado.

3. Melhor direcionamento do público

A certeza que será direcionada aos seus potenciais clientes, porque são mais pontuais, ágeis e de fácil acesso. Porque com a internet é mais fácil especificar o perfil do seu público e direcionar para ações que o convertam.

Isso também facilita na segmentação, assim pode descobrir novos perfis e focar em várias estratégias, assim e tornam mais ágeis e efetivas.

mensurar marketing digital, gráficos na tela do notebook

4. Os leads são atraídos de modo espontâneo

Realiza o marketing de atração, que é o inbound marketing é uma estratégia voltada a captação de novos clientes, que são focados nos conteúdos que ajudam o público por meio de dicas e informações e por consequência acompanham o conteúdo e ao clicar em um CTA podem ser direcionados à venda.

O CTA é o call to action, chamada para a ação que consiste em um link de direcionamento, seja para cadastro, chat ou por whatsapp.

5. Faça monitoramento 

O acompanhamento dos dados coletados é muito importante, para ter uma visão mais detalhada das ações que geram resultados e das que precisam ser modificadas. Assim é possível mensurar em tempo real e já colocar novas estratégias em prática.

Assim, não precisa esperar o mês todo acabar, para saber o que está efetivo e o que não está bom, pode alterar na hora, desse modo pode aproveitar o tempo restante e realizar mais testes.

6. Aumenta o nível de competitividade

Competir com concorrentes a todo momento, exige muitas estratégias e precisão para conquistar os seus clientes e fidelizar os antigos, isso se chama nível de competitividade.

Por exemplo, se manter na primeira página do Google, aparecer quando uma palavra-chave é procurada, são pontos que demonstram estar com um aumento desejável. E isso leva mais atributos até a gestão de marketing conferir o que precisa ser feito para alcançar e manter essa meta.

equipe de estratégia do marketing digital

7. Experiência de usuário

Ao criar estratégias, deve se pensar em maneiras de atrair o cliente através de suas experiências, seja com interação, imersivo, com condições especiais. As informações devem ficar claras no site e tudo ser de fácil acesso para não gerar muitas dúvidas.

Podem ser criadas ações que envolvam a identidade visual, redes sociais, desafios e coisas que ganhem a internet desde que estejam de acordo com o seu público.

8. Promove a sua marca em multiplataforma

O marketing digital possibilita que a sua marca seja divulgada em diversas plataformas ao mesmo tempo, com mensuração em tempo real. Assim consegue identificar qual meio de comunicação é mais efetivo para a sua empresa e investir mais tempo e conteúdo nele.

Sem dúvidas é uma ótima maneira de testar vários canais e estratégias, uma delas vai funcionar para o aumento das suas vendas e o crescimento gradativo no mundo digital.

Para ter ações de marketing digital hoje mesmo, conheça a Consultoria FOKA

Leia também: O que são Web Stories?.

Deixe uma resposta

×