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O marketing digital é importante para a educação, porque contribui para as instituições de ensino terem mais alcance, conquistar e fidelizar alunos, com novos cursos e propostas. Por meio de conteúdos que gerem engajamento e interesse.

Além disso, leva mais visibilidade e credibilidade para o seu site. Quando ele está bem estruturado, com conteúdos que realmente agreguem o público-alvo, pode se tornar referência e assim obter bons resultados e conversões.

Se você busca aumentar a procura por matrículas e ter um bom alcance na internet. Confira essas 5 dicas que separamos, para você conquistar seus clientes e engajar no Google.

Como potencializar o marketing digital nas instituições de ensino?


Listar os seus objetivos, metas e ter um cronograma, são essenciais para conseguir alinhar as estratégias de marketing digital, e também fazer um planejamento mais estruturado.

Seja o marketing orgânico ou o tráfego pago, o investimento de tempo e dinheiro, também precisam ser aprimorados com atualizações recorrentes e monitoramento de dados. Essas dicas vão servir para qualquer modelo que você escolher.

1. Conheça o seu público-alvo

marketing digital para instituições de ensino
Saber quem é a sua persona, como idade, gênero, localização, o que faz, qual a sua visão e seus principais problemas. Nos quais a sua instituição resolve todas as dores, é fundamental para conseguir pensar em temáticas que vão ajudar o seu público e atraí-los ao seu site.

Isso auxilia na criação de conteúdos, no modo de escrita e também nos serviços que serão ofertados. Vale pensar na aplicação do funil de vendas, em que cada etapa há objeções e interesses diferentes, isso facilita muito no alinhamento e na conclusão desses textos.

2. Faça um planejamento

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Crie um cronograma de postagens de conteúdos para o blog, seus canais de comunicação, sempre mantenha a sua identidade visual presente. Organize quem serão os responsáveis, se terá um profissional interno ou se prefere um equipe especializada que cuidará de todos os detalhes para você.

Pode separar os temas por categorias e cada uma deles estará atrelado a um de seus serviços. Mas independente disso, lembre-se de colocar um CTA (call-to-action), que é o link de chamada para ação, ele direciona o leitor a outro conteúdo ou página de venda.

3. Escolha de multicanais

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Tenha canais de comunicação que você consiga ter uma consistência de conteúdos e de interação com o público. Só criar perfis que ficarão vazios ou sem atualizações por muito tempo, reduz muito o seu engajamento.

Cada canal de comunicação precisa ter um planejamento diferente, pois terão características distintas e pode até ter vários perfis de público também. Isso ajuda a fidelizar e organizar a interatividade dos usuários.


4. Seu site precisa ser otimizado

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Quando falamos em otimização, significa que ele precisa de um SEO, uma otimização de mecanismos de buscas. Que ao serem aplicados vão indicar o seu site a potenciais clientes, que fazem a busca pela sua temática. Isso é  totalmente orgânico.

Um cliente pode pesquisar por “Cursos X” ou “Dicas para ir bem na prova”, se essas palavras-chaves estiverem bem empregadas nos conteúdos do seu blog, e fizerem parte da sua relação SEO. Você aumenta as chances do seu site aparecer na primeira página do Google, e assim esse leitor acessar o seu conteúdo e não o da concorrência.

Os conteúdos precisam ser responsivos, ou seja, se alinhar ao formato de qualquer tela como celular, tablet e computadores. Porque quando o leitor acessar, terá clareza e vai conseguir visualizar todo o seu conteúdo sem cortes.

5. Capte leads com email marketing

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Quando um site solicita um cadastro que precisa preencher e-mail e contato, sempre vem atrelado a uma proposta. Pode ser e-book, conteúdos exclusivos, eventos ou descontos. Essa ação resulta no envio de informativos pelo e-mail e também whatsapp.

Mas para funcionar, também precisa aplicar o funil de vendas. Assim um novo inscrito receberá um conteúdo diferente, de boas-vindas, mais explicativo. Já um cadastro antigo será para ofertas enovas propostas.

Isso permite que a comunicação fique bem alinhada com a expectativa do cliente, é possível escolher plataformas bem intuitivas para iniciar nesse processo, ou pode também contratar um profissional para cuidar disso.

Quais as vantagens do marketing digital para instituições de ensino?

As principais vantagens são:

  • Terá mais capação e retenção de alunos;
  • Ganha mais autoridade online;
  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Aumenta o monitoramento por dados;
  • A instituição de ensino ganha mais visibilidade;
  • Terá mais poder de mercado.

Não deixe de manter seus conteúdos atualizados e otimizados, assim sempre aumentará o seu alcance online. Fique por dentro das atualidades para escrever conteúdos quentes, mas também não deixe de escrever textos mais atemporais. 

Leia também: SEO para instituição de ensino: Como ter bons resultados?

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